sexta-feira, 11 de junho de 2010

Caminhos da arte contemporânea

Em 2007, o artista da Costa Rica Guillermo Vargas Habacuc amarrou um cachorro numa galeria para deixá-lo morrer de fome e sede, diante dos visitantes. Pretendia criticar a hipocrisia das pessoas, indiferentes a cães que morrem nas ruas sem que ninguém dê atenção. “Esse cão está mais vivo do que nunca, porque continua dando o que falar”, afirmou. Depois de um abaixo-assinado de protesto com 4 milhões de assinaturas, artista e galeria ensaiaram um desmentido sobre a morte do cachorro, nada categórico.




Também em  2007, o artista plástico cipriota Stelios Arcadiou, conhecido como Stelarc, implantou uma terceira orelha no seu braço. Stelarc passou 10 anos procurando um cirurgião que aceitasse participar da obra de arte. E anunciou que pretende implantar também um microfone, ligado a um transmissor bluetooth, para que o mundo inteiro possa ouvir o que a orelha ouve.





Um comentário:

  1. Este pseudo artista da Costa Rica, Guillermo Vargas, que deixou morrer um cachorro numa galeria deveria ser no mínimo amarrado em uma praça pública e submetido ao mesmo tratamento que deu ao animal...

    ResponderExcluir